Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Deixar de ser sem ter sido

Tem um conto de Drummond que gosto muito. É muito triste, mas (e talvez por isso) é muito bonito. Não sei explicar porque é bonito, deixo isso pros linguístas e críticos literários. A mim cabe apenas admirá-lo. O nome do conto é Nascer, e narra a história de uma família muito pobre, da qual fazem parte um homem e uma mulher que está grávida. Ambos planejam a humilde vida futura do garoto, que nasce morto e põe por terra todo o sonho daquela família.

Não, não está acontecendo comigo o que aconteceu no conto. Não exatamente. Felizmente não perdi nenhum bebê, nem tive nenhum filho que nasceu morto. Na verdade sequer tenho um bebê no ventre. E é aí que mora minha tristeza. A situação financeira do mundo não está boa não. Isso está estampado em todos os jornais e não é novidade pra ninguém. O problema é quando a situação vem morar bem perto da gente.

Hoje meu marido recebeu dispensa de um cliente seu. Próximo dia 21 ele completa nova idade, e este foi o seu presente. Presente de grego. Ou melhor, presente de austríaco¹. Tá, isso pode acontecer com qualquer um, eu sei!!! Mas se a situação já estava difícil de administrar, agora tanto pior. Geramos sempre a expectativa de que amanhã as coisas se ajustarão; quando acontece algo assim, nos sentimos como se tivéssemos sido pegos com as calças na mão.

Apesar de todas as dificuldades, eu vinha nutrindo o sonho de engravidar ainda esse ano. Queria entrar em 2010 com um bebê na barriga. Diante das circunstâncias, porém, me vejo obrigada a, mais uma vez, adiar meus planos. Drummond encerra seu conto tecendo considerações sobre a tragédia ocorrida na vida daquele casal. Felizmente meu momento não é tão fatídico quanto o relatado por ele, mas o sentimento de vazio que sinto é bem parecido. As palavras finais de Drummond são (ou se aproximam de): E aquele, que por tanto tempo foi, de repende, deixou de ser.

É, parece que vai ser assim conosco, de novo.

______
¹ O cliente que dispensou o maridão é oriundo de terras austríacas; mera explicação.

Nenhum comentário: