Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tá difícil!

Mãe não gosta de ver o filho chorar, né? Minha filhota esses dias está com uma imensa dificuldade pra dormir. Falei sobre isso no último post, disse que tem tudo a ver com o momento de crescimento e desenvolvimento dela. Mas na hora do choro a gente esquece que é fase, que passa, que não dura para sempre e que logo a gente esquece.

Eu achava complicado ela levar uma hora até entrar em sono profundo, mamando durante todo esse tempo até conseguir dormir de verdade. Mas eis que - ó - tenho saudades desse tempo (que existia até 1 semana atrás).

Desde segunda-feira Isis, mesmo com muito mas muito sono mesmo, cochila por uns minutos, penso que está em sono profundo, ponho no berço, coloco o mosquiteiro e ela abre o olhão e o sorrisão. E fica de bruços e tenta sentar. Ela está paranóica com isso e sei que as coisas só voltam a ficar tranquilas quando ela conseguir, OMG! Que menina persistente, hehehe! Além disso acho que tem dentes chagando por aí (finalmente, há 3 meses foi alarme falso mesmo).

O ruim é que depois disso tem muito choro. Muito mesmo. Não quer peito, não quer embalo, não quer carinho. Não tem conversa e nem cachaça que dê jeito e nem amigo do peito que segure o chororô. Não, não estou dando cachaça pra ela, isso é apenas o trecho de uma música (que usei pra fazer gracinha, pra parecer que eu tô levando numa boa, com bom humor - mas eu tô é ficando louquinha da silva).

É, na hora do choro não tem bom humor que segure. Tá certo que nesses últimos 6 meses eu estiquei a minha paciência. Juro! Ela não tem faltado. O que bate na hora chama-se desespero, sacomé? Ela chorando muito, toda suada, fechando os olhos, se debatendo e sem querer/conseguir dormir. Eu pergunto pra o mais profundo do meu eu o que mais posso fazer além de acalentar e dizer "está tudo bem".

Depois do chororô, quando ela se acalma, mama e dorme. As vezes por muitas horas, outras vezes por alguns minutos - e acorda e chora e mama e dorme e tudo de novo. As vezes acorda e quer brincar e eu tento por pra dormir e chora e mama e dorme e tudo de novo.

Sei que nessa nova "profissão" que escolhi muitas vezes serei apenas coadjuvante, estarei do lado, prestando apoio. Está só começando a minha jornada. Isso é uma parte ínfima, pequenina. Eu sei que muitos dissabores ocorrerão. E que, muitas vezes, me sentirei atônita como me sinto agora. Sem saber o que fazer. Acaba que quando a gente pega o jeito as coisas mudam e tudo fica bem de novo. Até lá, preciso confessar uma coisa: tá difícil! Alguém tem uma dica pra superar essa fase?

Nenhum comentário: