Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Crescer dói?

Minha menina há três dias (na verdade noites) tem chorado muito até conseguir dormir. Quando falo muito é muito mesmo!!! Ontem fiquei bastante assustada com tanto choro. Não aceitava mamar, nem ser acalentada, nem ser embalada no ombro, nem ficar deitada na cama, nem no berço. Depois de um tempo eu sempre voltava a insistir oferecendo peito até que ela aceitou, relaxou e dormiu.

Hoje ela chorou um pouco, mas bem menos que ontem. Chorou por alguns minutos, a princípio não quis mamar. Depois aceitou e dormiu tranquilamente, como se nada tivesse ocorrido. Está no soninho agora.

Já li que existem picos de crescimento (como o nome diz, ápices no crescimento físico) e saltos de desenvolvimento (aqueles momentos de aprendizagem do bebê, nos quais ele desenvolve alguma habilidade nova) durante os primeiros anos do bebê, especialmente no primeiro. E a minha pequena está prestes a completar 6 meses de vida (faltam apenas 8 dias!), justamente quando há um "cruzamento" de crescimento e desenvolvimento. Tudo junto e misturado, acredito que ela deve estar com dificuldades pra dormir porque 1) pra crescer ela deve sentir mais fome - o que justifica o aumento das acordadas noturnas e 2) ao se desenvolver o bebê pode sentir-se inseguro e por isso requisitar mais a mamãe, seu porto.

Tomara que essa fase passe, que seja só uma fase mesmo, normal, comum, corriqueira, parte do desenvolvimento. Não é nada legal ver o bebê chorando sem entender o motivo e sem conseguir ajudá-lo a relaxar e descansar.

O legal é quando essa fase passar minha menininha vai estar um pouquinho maior e mais madura fisicamente e vai ter aprendido/consolidado alguma nova habilidade. Eu estou apostando que em breve ela estará sentando sem apoio sozinha (sim, ela está treinando isso - a gente coloca ela no colchonete de barriga pra baixo e ela eleva o abdome e tenta virar de lado, tenta sentar mesmo) e em menos de um mês deve estar engatinhando (é, ela já consegue levantar o tronco e tenta projetar o corpo pra frente).

Para quem ficou curioso sobre os tais picos e saltos, lá vai:



Nenhum comentário: