Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mais um dia mais que especial

Hoje nossa pequena completou 5 meses de vida! Nossa, como o tempo passou rápido! Voando! Apesar da trabalheira e choradeira (mútua) dos primeiros dias de Isis, já sinto saudades da minha recém-nascida, que cabia  num braço só (e agora tá difícil carregar até usando os dois, tá grandona e pesada!).

Mas quero deixar pra falar no desenvolvimento e crescimento do quinto mês de vida da minha menininha quando formos à pediatra, gosto de registrar o peso e altura dela, comentando junto sobre as novas habilidades que ela adquiriu. E ela aprendeu tanta, mas tanta coisa!!!

Bem, um dia assim, mais que especial, não poderia passar em branco, claro! Mas, como a grana tá curta e mamãe tá acima do peso, em lugar de fazermos festa de "mesversário", decidi fazer um passeio diferente pra comemorar: fomos visitar exposições de obras de arte! Chique, né?

A primeira visita foi no Memorial da República, que está recebendo uma exposição denominada Galeria Caixa Brasil. Tem como finalidade comemorar os 150 da Caixa (tá, é propaganda de graça porque a exposição também é, hehehe). Segundo eles é a maior mostra simultânea de artes visuais realizada no país. A Isis arrasou: ficou prestando atenção em tudo que a monitora dizia (parecia estar compreendendo) e observava com atenção os trabalhos expostos, a maioria deles cheia de cores e formas marcantes. Ela deve ter apreciado. Pena que não era possível fotografar (eles não permitiam, informaram que é para preservar as obras). Depois subimos para uma espécie de mirante que tem lá no memorial, com as bandeiras de todos os Estados da federação. Isis ficou encantada com o balanço e o som das bandeiras ao vento, até sorriu, mesmo com um sono repentino e persistente que apoderou-se dela.

Depois aproveitamos a proximidade e fomos à Pinacoteca Universitária, onde está acontecendo a exposição de uma artista chamada Eva Cavalcante. Essa ganhou o nome de "Um certo olhar Cavalcante". Eu não conhecia a artista, mesmo assim achei que valia a pena ir lá conhecê-la. Sempre vale a pena conhecer a visão de mundo que as outras pessoas têm e projetam em seus trabalhos. A parte que eu mais gostei foi a de fotografias, mas Isis parece ter gostado das telas grandonas e coloridas que estavam na mesma sala onde estavam expostas as fotos que gostei.

Não me lembro de ter visitado nenhum espaço assim na infância ou adolescência. Pena! Acho que os espaços não eram acessíveis ou eram pouco divulgados. Ou então, talvez, minha mãe pensasse que espaços assim não são pra crianças. Ou talvez ela nem curtisse mesmo. Eu curto muito, gosto de observar as produções, sentir se considero bonito ou desconcertante o que produziram (ou se simplesmente não gosto). Percebi que desde os primeiros dias de vida a minha pequenina também presta muita atenção a imagens grandes e coloridas. Os quadros que temos em casa são sempre apreciados por ela (ok, ok, tá que só são quatro, dois são de artistas desconhecidos e dois são daqueles comprados em supermercado/magazines). Mas como percebi que ela curte observar, porque não incentivar desde cedo, né?

Mais um passeio gostoso e memorável!

Em tempo: fica a dica para mamães com bebês pequenos, que ficam sem muita opção de passeio. Alguns desses espaços só funcionam de dia, em horário comercial e durante a semana (outros funcionam em horários alternativos e no final de semana). As duas exposições estavam sem muita circulação de pessoas, até pelo dia da semana. Já que só consigo ir onde posso levar a pequena, é preciso aproveitar enquanto ainda me resta licença maternidade. =)

Um comentário:

Liliane disse...

Mas que menina chique! Passeios culturais para comemorar o 5º mês é só pra quem entende a importância.
Isso mesmo Anninha, ensine a menina no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele!
Bjssssss