Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Uma voltinha pra conhecer o velhinho de vermelho

Eu sei que aquela lindeza toda é só apelo comercial. E sei também que shopping não é lá um ambiente muito adequado para um bebê de 5 meses. Sei que o "bom velhinho" é sonho impossível para a maior parte das crianças, que isso é até cruel e que por isso ele nem é tão bom assim.

Mas eu ignorei tudo isso e fomos dar uma voltinha no shopping, pra ver a decoração de Natal e tirar fotos com o Papai Noel. Ah, confesso descaradamente que fiquei encantada e achei tudo muito lindo. A minha pequenina também gostou, viu? Ela olhava tudo com tanta atenção que ficou séria em todas as fotos. É, eu fiquei com uma sensação de "menas main" (piada interna) quando vi que a minha mocinha estava elétrica, eufórica e com carinha de cansada olhando para aquele monte de luzes e cores. Fora o vai e vem de gente, e o barulho de conversas e música alta, e as vitrines. Eu juro que não percebia o quanto o ambiente de shopping é barulhento e estimulante visualmente (pra não dizer poluído visualmente) antes de ser mãe!

Mas voltando ao assunto: Isis olhava tudo com olhinhos atentos. Observava tudo, tudinho. Séria, nem sorria, de tão compenetrada que estava. Depois de olhar bastante pras árvores, luzes, trenzinho, boneco de neve, boneco Papai Noel que se mexia (e ela tentou agarrar e puxar), fomos andar um pouco e ela começou a demonstrar cansaço. Em um dado momento começou a gritar. Meu timer avisou: hora de dar uma paradinha.

Cuspi pra cima quando disse que jamais iria para o fraldário para amamentar! Eu dizia que amamentaria ela em qualquer lugar e sem problemas, sem me preocupar com a opinião alheia. Em certo sentido é verdade: continuo não dando bola pra opinião do povo quando ao amamentar em público, tô nem aí "merrrrrrrmo". Mas acontece que o fraldário é bem menos movimentado que o resto do shopping (por conseguinte, mais silencioso), mais friozinho também (Isis jura que queria ter nascido na Europa de tanto que ama o frio, afffff).

Ela fez sua refeição e dormiu lindamente. Eu, que a essas alturas já ia embora e nem pensava mais em achar o Papai Noel (ele não estava no lugar onde fica a decoração principal do shopping, acho que é de propósito, pra gente ficar andando pelo shopping e comprando - mas isso pra quem tem dinheiro, claro), decidi que ainda dava pra tomar um sorvete. É bem difícil com bebê no colo, mas a minha mãe e meu marido estavam conosco. A pequena acordou, achamos Papai Noel, tiramos fotos. Ela ficou tão quietinha pra tirar a foto que causou admiração no povo que fica tomando conta do Papai Noel (duas moças bem bonitas, as "noeletes", acho que são uma espécie de paquitas do barbudo de vermelho - ops, não é o Lula, hein?). Não chorou! Das duas uma: ou ela estava gostando muito ou estava de saco cheio e ficou quietinha pra tirarmos a foto e zarpar. Fotos tiradas, lanche feito (que ninguém é de ferro), voltamos para casa.

Um detalhe: a minha boneca fez o maior sucesso. Ela é super sorridente e sociável (desde, claro, que ninguém tente tirá-la dos meus braços - ai minha coluna!). Ela não gosta de passar de colo em colo. Certa ela, né? Só pula sem reclamar pro colo do pai e da vovó. E isso quando não está com fome ou sono, porque aí só mamãe consola. E se sente superpoderosa! =)

Não recomendo passeio com bebê em shopping. É um ambiente hiperestimulante, aglomerado, propício a transmissão de doenças infecto-contagiosas (me senti o próprio Dr. Bactéria agora!). Mas ninguém é de ferro, e depois de passear na praia - ar livre e natureza -, e em exposições de obras de arte - cultura pura, era hora de dar vazão ao lado consumista da mamãe, mesmo a mamãe não estando com dinheiro pra consumir. Mas "pra olhar não paga", não é assim que dizem?

Eu quero que minha filha curta o Natal, que acredite em Papai Noel, que viva momentos de encanto e de magia. Acho que existem mais ganhos do que perdas com isso. Essa é minha mera opinião. Foi gostoso para mim curtir tudo isso e quero que ela sinta esse gostinho também. Gostinho de infância. E infância feliz.

Nenhum comentário: