Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dentinho, já?

Minha pequena é babona, muito babona. Babador não segura a molhadeira (é assim que se escreve isso?) que ela consegue fazer. Todo bebê adora enfiar a mão na boca, fato! E aí fica todo mundo falando "nossa, como ela baba"; "eita, ela põe a mão toda na boca"; "hum, deve estar vindo dentinho por aí". 

Eu ignorava, mesmo porque babar e enfiar a mão na boca são atributos bastante gerais, bem comuns em bebês de três, quatro meses. Mas eis que hoje a pequena estava bastante irritada, "reclamando", sem conseguir dormir durante o dia. Dormiu pouquíssimo. Tá, ela não dorme taaaanto assim durante o dia, já costuma dormir pouco, mas hoje ela dormiu menos ainda. 

Na hora de "fazê-la" dormir pro sono da noite ela teve um comportamento diferente: ficou querendo colocar a mão na boca enquanto mamava. Teve hora que parou de mamar pra levar a minha mão à sua boquinha e sugar com força. Chorou. "Mordeu" o peito (ai!). 

Passei a mão na gengiva inferior várias vezes e não notei nada de diferente. Aí resolvi fazer a mesma investigação na gengiva superior e - bingo! - senti uma saliência. Na hora de dormir não acendo a luz do quarto pra nada (e essa é uma dica para mamães que querem ajudar o filhote a entender que é hora de dormir) e a luz do abajur é muito fraquinha (2 numa escala de 0 a 10, pra ajudar a visualizar). Aí peguei uma pequena lanterna (que uso pra ler sob as cobertas vez em quando, sem incomodar a pequena, vida de mãe) e vi um pontinho branco na gengiva superior. 

Um misto de dúvida, orgulho e alegria. Um sentimento de "é, pequena, tu estás crescendo, e rápido". O orgulho fica por conta do "fui eu quem fiz". E as dúvidas: será que é dente mesmo? Com apenas quatro meses? E na arcada superior? E se não for dente, o que pode ser esse pontinho branco? E se for dente, como ajudá-la a superar o desconforto que pode causar? 
É, ser mãe é ver o filhote crescer e se desenvolver em meio ao furacão que é colocar a própria vida em stand by e se dedicar exclusivamente ao pequeno ser que trouxemos ao mundo... e não é que eles crescem rápido mesmo, mais rápido do que nossa mente é capaz de perceber? 

3 comentários:

Liliane disse...

Anninha minha sobrinha começou a nascer com 3 meses! Cada vez mais cedo acontecem as coisas com esses bebês!rs
Bjs

Eu não sou ninguém disse...

AMiga, aos 4 meses os bbs começam a sua fase oral, é comum, claro q isso não impede q sejam os dentinhos nascendo, mas é mais provável a fase oral mesmo.

Beijos

Anne disse...

Pois é, Lili, vi que muitos bbs têm dentes mais cedo.

Ro, eu sei que a fase oral rola a partir dessa idade (na realidade desde o nascimento, mas nessa idade eles começam a coordenar mão-cérebro-boca. O que me deixou intrigada foi o pontinho branco na gengiva superior.

Vou esperar, sendo agora ou no futuro, o que me resta é aguardar, rs.